Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
Artigos       Livros       Vídeos       Parábolas


Artigos e Publicações

Copa sem paixão



"Nada existe de grandioso sem paixão."
(Hegel)


Valdir Peres, Leandro, Oscar, Luisinho, Júnior, Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Serginho Chulapa, Éder. Se você tem cerca de 40 anos ou mais, certamente deve ter reconhecido estes nomes. Era a escalação da memorável seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Comandada pelo inesquecível técnico Telê Santana, aquela equipe ficou consagrada como exemplo do futebol-arte. Contudo, foi fatalmente eliminada pelos italianos no dia 5 de julho, após sofrer três gols de Paolo Rossi, num episódio que ficou conhecido como “tragédia do Sarriá”.
 
Por que aquele grupo, mesmo não tendo legado para a posteridade a taça de campeão do mundo, é tão inesquecível? Porque ele representava a verdadeira paixão pelo futebol, simbolizada pelo carisma dos jogadores, por sua entrega em campo, pela alegria no jogar, pelo entusiasmo na comemoração de cada gol. Era uma equipe que literalmente parava todo o país para ser vista em campo, numa época em que começávamos a trilhar os caminhos para a redemocratização. Igual ufanismo somente seria visto uma década depois, com Ayrton Senna.
 
A Copa de 2014, do ponto de vista racional, já está perdida. A este respeito, muito já foi dito. Começando pela falta de planejamento, que vergonhosamente fez com que alguns estádios ainda sejam canteiros de obras a uma semana do evento; passando pelas obras de infraestrutura não realizadas, as quais soavam como maior justificativa para sediar o torneio; até o desperdício de dinheiro público, ao se construir, por exemplo, uma arena para 40 mil pessoas em Manaus, onde os dois principais times locais mal conseguem reunir 1.500 torcedores na final do torneio estadual.
 
Assim, a salvação desta edição do mundial depende do envolvimento emocional do público. Sentimento este demonstrado na Copa das Confederações, quando os torcedores, embalados pelas “jornadas de junho”, entoaram o Hino Nacional a plenos pulmões, como que decretando o desejo de uma nação mais próspera, justa e digna.
 
Mas o resgate da empolgação do torcedor e de sua alegria pelo futebol em si, depende fundamentalmente de uma afeição pelos atletas, aqueles que vestidos de verde-amarelo nos representam, mas que infelizmente não conseguem chegar perto da identificação que tínhamos com aquela seleção de 1982. As gerações mais jovens talvez não compreendam, porque lhes falta uma referência.
 
Quem são os jogadores de hoje? Você conhece a história e a procedência de cada um deles? Dos 23 convocados, 19 jogam no exterior e apenas quatro no Brasil. Em 1982, dentre os 22 convocados, apenas dois eram de fora... Por mais que a mídia aborde o assunto à exaustão, você é capaz de declamar a escalão do time? Estarão estes atletas imbuídos de um sentimento cívico ou prevalece a preocupação com interesses pessoais, num elenco cuja renda mensal supera os 26 milhões de reais, e que ainda assim preocupa-se em mostrar a logomarca de seu patrocinador pessoal em campo para auferir mais alguns dólares?
 
Não se torce contra seu próprio time, muito menos contra seu próprio país. Mas apenas isso não é suficiente para fazer acelerar o pulso...


Data de publicação: 06/06/2014


Tom Coelho é educador, palestrante em temas sobre gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de nove livros. Contatos: atendimento@tomcoelho.com.br. Visite www.tomcoelho.com.br, www.setevidas.com.br e www.zeroacidente.com.br.




Artigos relacionados

  • Novas canções
    O equilíbrio pessoal e a felicidade vêm da descoberta de novos caminhos e da redescoberta dos bons caminhos que se perderam.
     
  • O país da corrupção
    A corrupção não está restrita ao cenário político-econômico. Ela está presente em nossa cultura, em ações ilícitas praticadas em busca de benefícios pessoais.
     
  • A força da vocação
    10 lições de empreendedorismo de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica.
     
  • Coragem para mudar
    Temos o hábito de dar importância a desconfortos, mágoas e ressentimentos, quando precisamos aprender a valorizar o que realmente importa.
     
  • Anatomia do amor
    Uma reflexão sobre o que realmente importa.
     
  • Tragédia não é fatalidade
    Fatos do naufrágio em Cananéia/SP e o que deve ser feito para evitar que este tipo de tragédia se repita.
     
  • Ócio improdutivo
    Um trabalhador brasileiro chega a passar quase 40% do ano sem nada produzir. E o grande número de feriados contribui muito com tais estatísticas.
     
  • Celebre sua vida
    A inocência e a pureza de uma criança são suficientes para ensinar aos adultos a importância de valorizar cada novo dia.
     
  • Síndrome de planejamento
    A falta de planejamento compromete nossos resultados e pode levar à frustração.
     
  • Geração sem-sem
    Uma reflexão sobre os novos hábitos das pessoas no uso da tecnologia digital.
     

Procura de artigos


Categorias


Traduzir / Translate



Ao redor do mundo


Hoje os artigos de Tom Coelho são publicados regularmente por mais de 800 veículos, com divulgação em 17 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Panamá, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Cabo Verde e Japão.

Brasil Argentina Bolívia Chile
Colômbia Uruguai Venezuela Panamá
México Estados Unidos Portugal Espanha
Inglaterra França Itália
Cabo Verde Japão


Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br