Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
Artigos       Livros       Vídeos       Parábolas


Artigos e Publicações

O frango



"O orgulho devora a si mesmo."
(William Shakespeare)


Tenho o hábito de recomendar aos meus amigos que utilizem o tempo ocioso desperdiçado em filas de espera para fazer algo produtivo como, por exemplo, ler uma revista ou um livro.
 
Analogamente, costumo utilizar minhas viagens de avião para responder e-mails ou escrever artigos. É apenas pela necessidade de utilizar o notebook que procuro, sempre que possível, um assento situado no corredor ou na janela.
 
Porém, em tempos de taxa de ocupação recorde para as companhias aéreas, um voo de Curitiba a Brasília me reservava uma experiência muito interessante, decorrente de uma poltrona central.
 
À minha esquerda, junto à janela, um senhor contando cerca de 45 anos, trajes e expressão simples, mãos calejadas e semblante que denunciava anos de trabalho braçal, espiava com curiosidade toda movimentação interna da aeronave. Os sinais indicavam que mais uma vez eu testemunhava o primeiro voo de um passageiro.
 
À minha direita, adjacente ao corredor, um jovem com não mais de 30 anos. Cabelos pretos, curtos, terno igualmente preto e de bom corte, camisa alva com colarinho muito engomado e certo ar de prepotência estampado em seu olhar.
 
Após a decolagem, aciono o meu computador encolhendo-me, dentro do possível, naquele local confinado, reduzido ainda mais pelo passageiro à minha frente que decide reclinar sua poltrona.
 
Procuro de forma comedida apoiar meus cotovelos nos braços da poltrona, reservando área suficiente para que os colegas que me ladeiam também possam apoiar-se.
 
Mas eis que, após breves minutos, o jovem resolve reclinar sua poltrona, colocar seus óculos escuros e apoiar seus cotovelos com toda amplitude como se fora um frango batendo asas.
 
No decorrer do voo, sem qualquer discrição, ele deslocou meu braço de modo a se apropriar daquele diminuto espaço. Pior ainda, mais adiante, após despertar de seu sono real, abriu sua mesa de apoio, colocando uma revista sobre a mesma, aumentando ainda mais a envergadura de suas asas.
 
Por um instante, ocorreu-me argumentar, talvez até discutir com o sujeito, brigando por um ambiente comum, por minha própria liberdade. Seria quase um ato de cidadania.
 
Mas há batalhas que não são dignas de luta. Nitidamente aquela era uma pessoa com a qual não valeria a pena buscar um diálogo. A conversa com rapidez ganharia tom de discussão, ensejando um mal-estar que se prolongaria por todo o dia.
 
Foram menos de duas horas de voo. Ao final, aquele senhor à minha esquerda questionou-me se deveria sair da aeronave para a conexão ao seu destino final e como faria para reaver sua bagagem. Era, de fato, sua primeira viagem de avião e eu o conduzi até um comissário em terra que pôde assisti-lo com gentileza.
 
Quanto ao ‘’frango‘’, quase ousei pedir-lhe um e-mail de contato para enviar-lhe esta crônica. Mas a arrogância de suas atitudes fez com que eu optasse por mantê-lo anônimo, na expectativa de que um dia ele possa, acidentalmente, vislumbrar-se ao ler este texto.
 
Há pessoas que são assim: sentem-se donas do mundo, apropriam-se de espaços e circunstâncias, julgam-se superiores, tomadas pela ausência de um senso de civilidade e sensibilidade.



Data de publicação: 19/01/2007


Tom Coelho é educador, palestrante em temas sobre gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de nove livros. Contatos: atendimento@tomcoelho.com.br. Visite www.tomcoelho.com.br, www.setevidas.com.br e www.zeroacidente.com.br.




Artigos relacionados

  • Novas canções
    O equilíbrio pessoal e a felicidade vêm da descoberta de novos caminhos e da redescoberta dos bons caminhos que se perderam.
     
  • O país da corrupção
    A corrupção não está restrita ao cenário político-econômico. Ela está presente em nossa cultura, em ações ilícitas praticadas em busca de benefícios pessoais.
     
  • A força da vocação
    10 lições de empreendedorismo de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica.
     
  • Coragem para mudar
    Temos o hábito de dar importância a desconfortos, mágoas e ressentimentos, quando precisamos aprender a valorizar o que realmente importa.
     
  • Anatomia do amor
    Uma reflexão sobre o que realmente importa.
     
  • Tragédia não é fatalidade
    Fatos do naufrágio em Cananéia/SP e o que deve ser feito para evitar que este tipo de tragédia se repita.
     
  • Ócio improdutivo
    Um trabalhador brasileiro chega a passar quase 40% do ano sem nada produzir. E o grande número de feriados contribui muito com tais estatísticas.
     
  • Celebre sua vida
    A inocência e a pureza de uma criança são suficientes para ensinar aos adultos a importância de valorizar cada novo dia.
     
  • Síndrome de planejamento
    A falta de planejamento compromete nossos resultados e pode levar à frustração.
     
  • Geração sem-sem
    Uma reflexão sobre os novos hábitos das pessoas no uso da tecnologia digital.
     

Procura de artigos


Categorias


Traduzir / Translate



Ao redor do mundo


Hoje os artigos de Tom Coelho são publicados regularmente por mais de 800 veículos, com divulgação em 17 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Panamá, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Cabo Verde e Japão.

Brasil Argentina Bolívia Chile
Colômbia Uruguai Venezuela Panamá
México Estados Unidos Portugal Espanha
Inglaterra França Itália
Cabo Verde Japão


Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br