Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Planejamento estratégico pessoal

18/01/2010 - Marketing e Marketing Pessoal


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
Jornalista: César Gnan


Aji Fatos – O que é um “planejamento estratégico pessoal”? Qual a sua importância?
 
Tom Coelho – Planejamento estratégico pessoal é o processo de escolher e construir seu futuro. É o melhor instrumento para cumprir metas, realizar sonhos e alcançar o sucesso. A ausência de um planejamento estruturado nos torna passageiros, meros expectadores da vida.
 
Aji Fatos – Certamente ele deve ser colocado por escrito. Ele deve ser bem detalhado ou deve ser objetivo, com linhas gerais?
 
Tom Coelho – Deve ser detalhado. Quando mais específico, melhor. Apenas para exemplificar, imagine como meta a compra ou construção de uma casa. Você deve determinar sua área, número de aposentos, acabamento e até detalhes de decoração. No extremo, vale até fazer uma maquete para ajudar a materializar o projeto.
 
Aji Fatos – O correto é criar um único plano com metas de curto, médio e longo prazo, ou deve-se criar um plano macro, com objetivos de longo prazo e desmembrá-lo em metas menores?
 
Tom Coelho – A recomendação é para um plano único contemplando todas as dimensões de sua vida – um conceito que denomino Sete Vidas. A partir deste plano geral, cada ação é desmembrada e dividida em minimetas. As metas de curto prazo são essenciais para estimular a disciplina e funcionam como um reconhecimento à execução do plano.
 
Aji Fatos – Qual a frequência com que o plano deve ser reavaliado?
 
Tom Coelho – As metas de curto prazo falam por si mesmas. Já as metas de médio e longo prazo devem ser revisadas na medida da necessidade. Não há uma regra rígida, um prazo determinado para fazê-lo. O importante é compreender que um planejamento é construído a lápis, tendo a borracha por companheira. O mundo é dinâmico exigindo flexibilidade. É evidente que você não deve ser flexível em relação aos seus princípios ou capitular diante dos primeiros sinais de adversidade. Mas, quando perceber que o caminho trilhado não é o mais adequado, retorne! Não espere a linha de chegada para notar que cometeu um equívoco.
 
Aji Fatos – Existe um momento ideal para prepará-lo?
 
Tom Coelho – Os planos devem ser preparados antes do início de qualquer atividade. Esta é uma garantia para otimização do tempo, recursos e infraestrutura. Já o planejamento anual pode ser redigido no final ou início do ano, ou ainda quando você estiver em férias, com a cabeça mais tranquila e mais tempo disponível. De qualquer maneira, o essencial é fazer o plano, qualquer seja a época.
 
Aji Fatos – Quais aspectos devem ser levados em consideração para construir um planejamento estratégico pessoal?
 
Tom Coelho – O primeiro passo é identificar qual seu propósito de vida, ou seja, o que dá sentido à sua vida. Para tanto, procure traçar sua missão (a razão de sua existência), sua visão (onde pretende chegar; a explicitação do que você visualiza para seu futuro) e seus valores (as balizas que norteiam seu processo decisório).
 
Aji Fatos – Um planejamento é definitivo? Ou seja: uma vez formulado é imutável? O que é permitido ser alterado sem desvirtuar o plano original?
 
Tom Coelho – Quando um planejamento é fundamentado em missão, visão e valores pessoais bem determinados, suas mudanças costumam ser tênues, meros ajustes. Já um planejamento redigido sem um claro propósito definido previamente poderá se mostrar absolutamente equivocado e necessitar ser totalmente refeito.
 
Aji Fatos – Qual o principal fator que faz com que um plano pessoal de certo?
 
Tom Coelho – Primeiro, autoconhecimento. Em seguida, disciplina para seguir o plano, determinação para não recuar diante das dificuldades, e resiliência, para se adaptar, mantendo a autoestima e a autoconfiança elevadas.
 
Aji Fatos – Como deve ser o comportamento quando uma meta traçada em seu plano estratégico pessoal não foi conquistada?
 
Tom Coelho – Usar a experiência como aprendizado para evitar cometer os mesmos erros. Compreender o porquê determinada meta não foi atingida, investigando se foi uma falha em sua definição, em sua necessidade, em sua viabilidade ou em sua execução.  
 
Aji Fatos – Apesar do nome – planejamento estratégico pessoal – ele deve considerar desejos de outras pessoas que influenciam em sua vida como esposa, filhos etc.?
 
Tom Coelho – Aqui entra o conceito das Sete Vidas que significa conciliar saúde, afetividade (pais, irmãos, filhos, cônjuge, amigos), carreira, vida cultural, social, material e espiritual. Por este conceito, nota-se que todos estão envolvidos direta ou indiretamente e devem ser contemplados no planejamento. Afinal, como disse Thomas Morus, “nenhum homem é uma ilha”. Vivemos em sociedade e não podemos julgar nossas demandas de maneira exclusivamente individual.
 
Aji Fatos – Como criar (orientação passo a passo) um planejamento estratégico pessoal?
 
Tom Coelho – Segue um breve roteiro:
 
a)   Definir a missão, respondendo: Qual será meu legado?
b)   Definir a visão, respondendo: Onde espero estar em um, cinco, dez, 25 anos?
c)   Definir os valores, respondendo: Quais os valores que governam minha vida?
d)   Relacionar suas Sete Vidas e as principais metas relacionadas a cada uma delas. Exemplo:
       . Saúde: praticar esportes e adotar alimentação mais saudável
       . Afetividade: visitar os pais uma vez por mês
       . Carreira: fazer um curso de especialização
       . Cultura: ir ao cinema uma vez ao mês
       . Sociedade: ingressar em um programa de responsabilidade social
       . Matéria: quitar o cheque especial
       . Espírito: comparecer em cultos semanais

Note que estou apenas ilustrando com alguns tópicos. Você pode relacionar várias atividades, lembrando-se de cuidar de cada uma delas como se fosse única, estabelecendo prazos para realização.
 

Veículo: Revista Aji Fatos - Ajinomoto


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br