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Entrevistas

A evolução e os desafios do RH nas organizações

24/11/2008 - RH, Gestão de Pessoas e Liderança


A EVOLUÇÃO E OS DESAFIOS DO RH NAS ORGANIZAÇÕES
Jornalista: Fabiana Nunes


Cosipa  Como você vê a evolução do RH nas empresas?

Tom Coelho – O RH evoluiu, segundo meu conceito, passando por quatro gerações. A primeira, que chamo de RH operacional, nasceu para atender às demandas da legislação trabalhista, em especial da CLT. A segunda, foi o RH gerencial, que passou a enxergar os colaboradores não mais como mão de obra, mas como capital humano e intelectual. Mais recentemente, observamos a insurgência do RH estratégico, uma resposta às mudanças organizacionais decorrentes da globalização e da era do conhecimento. Os profissionais de RH passaram a exercer maior influência nas decisões da empresa, participando do planejamento estratégico. A geração atual, que denomino de RH educador, ainda incipiente na maioria das empresas, sinaliza para uma humanização da área, assumindo uma visão holística da empresa e interferindo positivamente também na vida pessoal dos colaboradores. Em verdade, o RH Educador é uma decorrência da falta de Estado mínimo para prover as necessidades dos cidadãos, com as corporações assumindo responsabilidades do setor público.
 
Cosipa  Hoje as empresas são marcadas por um cenário no qual é necessário mudar constantemente e com agilidade para se adaptar às necessidades do mercado. Qual é o papel do RH neste contexto?

Tom Coelho – O primeiro papel é o de contratar adequadamente, ou seja, trazer para a empresa pessoas efetivamente alinhadas com seus valores, missão e visão corporativos. O segundo papel é de desenvolver estas pessoas dentro de todo seu potencial, contemplando os interesses corporativos, mas também pessoais e sociais.
 
Cosipa  Quais são os maiores desafios dos profissionais de RH atualmente?

Tom Coelho – Um desafio permanente do profissional de RH é, ainda, demonstrar sua importância dentro do contexto das organizações. E digo isso em especial em empresas de pequeno e médio porte. Um profissional de finanças, por exemplo, que viveu sua época áurea nos tempos de inflação galopante, ainda justifica sua relevância nestes tempos de crise, quando a gestão do caixa, a formação de preços e a redução de custos aparecem na ordem do dia. Já o profissional de RH é por vezes tido como um idealista ao colocar em pauta temas como treinamento, remuneração variável e responsabilidade social. Enfrentar este preconceito é, infelizmente, um grande desafio a ser enfrentado.

Outros aspectos são: (a) gestão de mudanças num mercado veloz formado por constantes fusões e incorporações de empresas, o que mexe com a cultura e a estrutura organizacional; (b) gestão do conhecimento e a dificuldade de encontrar talentos numa época de educação de baixa qualidade; (c) recursos escassos, tanto econômicos quanto de pessoal, com estruturas enxutas e budgets constantemente comprimidos.
 
Cosipa  No Polo Industrial de Cubatão, temos um cenário formado por grandes empresas e também pequenas empresas, principalmente na prestação de serviços. O papel do RH é o mesmo nas pequenas e grandes empresas?

Tom Coelho – O papel é mesmo em qualquer organização, seja pública ou privada, de pequeno ou grande porte. O que muda, naturalmente, é a abrangência das ações e a infraestrutura exigida.

Neste contexto, cabe ao gestor de uma pequena empresa realizar as mesmas ações que o departamento de RH de uma grande empresa faria, respeitando seus recursos e sua disponibilidade de tempo, fazendo as adaptações convenientes. E cabe às grandes empresas apoiarem estas iniciativas. Apenas para exemplificar, se uma grande empresa pode manter uma biblioteca em suas instalações, a pequena empresa pode fazer convênio com bibliotecas públicas ou assinar jornais e revistas que ficarão à disposição de seus funcionários para leitura durante os intervalos das refeições.
 
Cosipa  Nós falamos sobre a evolução do RH até o momento. E o que podemos esperar para o futuro?

Tom Coelho – Para o futuro, a maior alteração estará no perfil dos contratos de trabalho. O número de horas trabalhadas tenderá a diminuir e o contingente de profissionais trabalhando em casa, no sistema “soho” (small office, home office), crescerá continuamente. As reuniões presenciais serão substituídas por videoconferências e os treinamentos on-line e o ensino à distância ganharão impulso. Isso apontará para um sistema que demandará alto grau de confiabilidade, pois o monitoramento do trabalhador não será possível. Nas linhas de produção, a evolução tecnológica ensejará profissionais mais qualificados e autônomos.
 
Cosipa  Gostaríamos também das suas sugestões para os profissionais que pretendem iniciar carreira na área de RH. Quais são as dicas para quem quer atuar nesta área?

Tom Coelho – A melhor sugestão que posso dar a estes profissionais é: sejam sistêmicos. Enxerguem a empresa como um todo e não apenas em partes dissociadas. Aprendam a lidar com pessoas, desenvolvendo competências comportamentais como iniciativa, comprometimento e resiliência, mas também competências relacionais, como liderança e capacidade de comunicação. Porém, é necessário entender também do negócio. Aprenda planejamento, custos, matemática financeira e como seu produto é fabricado ou seu serviço é prestado ao consumidor final. Tenha um comportamento íntegro e valorize a empresa em que trabalha. Se um dia notar que não está mais apaixonado pelo seu trabalho, descubra onde está o problema, se na companhia ou em você. E mude. Mas persiga sempre o entusiasmo.


Veículo: Cosipa - Comunicação


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