Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

A carreira e a vida

30/03/2007 - Marketing e Marketing Pessoal


A CARREIRA E A VIDA
Jornalista: Fabíola Zanetti


Diário da Região – Qual é a melhor maneira de se planejar uma carreira?
 
Tom Coelho – Qualquer planejamento somente é produtivo quando respaldado por um senso de propósito. Você precisa saber aonde quer chegar para pavimentar seu caminho em direção a este destino. Assim, o primeiro passo para o gerenciamento de uma carreira consiste numa avaliação pessoal criteriosa sobre sua missão, seus valores e sua visão.
 
Diário da Região – Que dicas você daria para quem está começando?
 
Tom Coelho – Primeiro, ter interesse pelo conhecimento. Leia muito, todos os dias. Preocupe-se menos com livros técnicos e mais com jornais e revistas. É muito agradável conversar com alguém capaz de dialogar sobre assuntos diversos, de economia a política, de esportes a cultura. Depois, desenvolva suas competências, inclusive as valorativas, como solidariedade, integridade, respeito e ética. E, fundamentalmente, apaixone-se pelo que faz.
 
Diário da Região – Como se comportar em uma entrevista de trabalho?
 
Tom Coelho – Com autenticidade e serenidade. Não adianta mostrar uma pessoa que você não é. Pode funcionar num primeiro instante, mas a máscara cai. Apresente-se com trajes adequados, pouca maquiagem e perfume, fale o necessário e com objetividade. Lembre-se de que os demais postulantes ao cargo também apresentam as mesmas angústias, receios e ansiedade que você.
 
Diário da Região – E depois, no dia a dia, como se comportar na empresa?
 
Tom Coelho – Realize seu trabalho com interesse e dedicação, envolva-se com a empresa para além de seu próprio departamento, seja solícito e respeitoso com seus colegas a fim de manter um bom relacionamento interpessoal, evite intrigas e “panelas”.
 
Diário da Região – É correto deixar claro para o chefe o que se quer como objetivo profissional? Como fazer isso sem parecer arrogante?
 
Tom Coelho – Apenas um líder medíocre ou despreparado repreenderia um profissional que demonstrasse seus objetivos dentro da organização. Para evitar a arrogância, busque informações e apresente propostas sobre a área desejada sempre de forma despretensiosa, colocando-se como um colaborador e apoiador, enquanto realiza com maestria seu próprio trabalho.
 
Diário da Região – Quais os cuidados que devemos tomar com os colegas? Sabemos que em uma empresa há muita fofoca, inveja etc. Como lidar com isso?
 
Tom Coelho – A regra é não atingir a vaidade alheia. O mundo corporativo está repleto de situações de conflito causadas pelo ego das pessoas. Às vezes, você terá que permitir que outro leve um crédito que seria seu para evitar discórdia, especialmente quando está em posição hierarquicamente inferior.
 
Diário da Região – Qual a importância de cursos extracurriculares para a construção de uma carreira?
 
Tom Coelho – O aprendizado deve ser contínuo. Mas evite fazer cursos apenas para acumular certificados e diplomas. O que importa é o conhecimento que você adquire e que pode ser aplicado.
 
Diário da Região – Como aprender a ser líder e ser bom sem ser "bonzinho"?
 
Tom Coelho – Harry Truman dizia que “um líder é alguém com a habilidade de levar outras pessoas a fazerem o que elas não querem e, ainda, gostarem disso”. Penso que esta frase define bem o que seja um bom líder. Alguém capaz de conduzir um grupo com igual empenho e entusiasmo pelo mesmo objetivo. Alguém capaz de vislumbrar e desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns, alocando-as nas funções certas – aquelas em que podem exercer seus talentos. Enfim, alguém capaz de inspirar as pessoas. Um líder não deve ser “bom” ou permissivo, mas justo.
 
Diário da Região – Como neutralizar gente ruim?
 
Tom Coelho – Pessoas com maus propósitos apenas conseguem perpetuar suas agruras quando lhes damos o combustível para isso: atenção. A melhor forma de neutralizá-las é evitar o contato, quando possível, não alimentar discussões e promover a harmonia no ambiente. Entregue o que você tem de melhor e poderá desarmá-la.
 
Diário da Região – Como se preparar para uma promoção?
 
Tom Coelho – Continuadamente. A promoção pode acontecer a qualquer momento, quando você menos espera. Por isso, deve-se buscar uma visão holística da empresa, conhecendo todos os seus setores, processos e pessoas.


Veículo: Diário da Região - São José do Rio Preto


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br