Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Forever Young

13/07/2013 - Empreendedorismo e Inovação


FOREVER YOUNG
Jornalista: Rubens Toledo




Empresário com jeito de artista e intelectual, o diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp mostra que ser jovem é mais do que uma fase na vida.   
 
 
O diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp, Tom Coelho, analisa a onda de manifestações que tomou conta do País nos últimos dois meses, protagonizada em grande parte por estudantes e aponta alguns traços comuns nos perfis psicológicos do jovem que saiu às ruas para protestar e o jovem que enfrenta os desafios no competitivo mundo dos negócios e tem também um jeito peculiar de protestar.

Uma das ações do NJE, o Feirão do Imposto, por exemplo, que ocorre anualmente no mês de setembro, é realizado nas ruas, em praça pública ou estacionamentos de shoppings centers e supermercados, com objetivo de esclarecer as pessoas acerca dos tributos embutidos nos preços dos produtos que elas consomem.

Na visão do empresário Tom Coelho, a palavra jovem traz um conceito mais amplo, associado não só a uma fase biológica, mas principalmente a uma maneira de ser. O que faz com que muitos de nós no sintamos jovens a vida toda.
 


ABC News – A disposição para contestar, romper paradigmas e tradições é também uma característica do jovem empreendedor?

Tom Coelho – Sim, é uma característica do jovem empreendedor, porém bem ressaltando que este “jovem” não tem necessariamente correlação direta com a idade. Há jovens empreendedores com idade avançada, já maduros, egressos do mercado de trabalho após uma vida de prestação de serviços, que resolvem empreender como uma nova fase de suas vidas. Analogamente, há nas ruas pessoas idosas, mas não velhas em comportamento, disposição e ousadia. Importante não confundir o velho (ultrapassado) com o idoso (maduro), da mesma forma como não podemos tomar necessariamente o jovem como sendo sinônimo do novo.
 
ABC News – Como o NJE acompanha esses movimentos populares? Houve posicionamento formal das entidades?

Tom Coelho – O NJE alinha-se ao posicionamento do CIESP de respeitar as manifestações como uma demonstração cívica do povo brasileiro. Nossa maneira de demonstrar isso foi mediante a exposição da bandeira brasileira em imagem estampada na fachada de nosso edifício-sede, na avenida Paulista. Todavia, do ponto de vista pessoal, cada integrante do NJE tem a liberalidade de participar do movimento a seu modo, segundo critérios pessoais.

ABC News – A Indústria poderia tirar proveito dessa onda de protestos?

Tom Coelho – A sociedade brasileira está sendo beneficiada pelos movimentos a partir do instante em que diversos assuntos de grande relevância, como a reforma política, entraram na pauta do Congresso Nacional e do Senado. Todavia, do ponto de vista da indústria, o que necessitamos, e que nossas entidades defendem, é a maior competitividade de nossas empresas. E, para alcançar isso, são necessárias reformas amplas, em especial de infraestrutura, além de uma ampla reforma tributária, o que não se conquistará em um curto espaço de tempo.

ABC News – Os protestos que ainda são ouvidos nas ruas poderão mudar os rumos do País?

Tom Coelho – As urnas, em 2014, sinalizarão de forma contundente os benefícios dos protestos. Assim, está nas mãos da mesma população que se insurge neste momento, mudar os rumos do país.

ABC News – O Feirão do Imposto, que o NJE organiza em várias cidades do Estado, possui também um apelo popular... Não é?

Tom Coelho – O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003 pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville e posteriormente encampado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). A proposta é informar e educar a população a respeito do quanto se paga em impostos, expondo produtos diversos com suas respectivas cargas tributárias. Há, sim, um apelo popular, pois as pessoas de menor renda, por não pagarem imposto de renda na fonte, acreditam que não são impactadas pelos impostos até descobrirem que medicamentos carregam 36% de tributos em seu valor, a água outros 30%, arroz e feijão, 17%. Nosso sistema tributário é perverso porque incide sobre o consumo, afetando os mais pobres. É também estúpido, devido à sua complexidade, comprometendo a competitividade das empresas brasileiras. Como bem alerta nosso presidente Paulo Skaf, a melhor e mais eficiente empresa do mundo, se instalada no Brasil, imediatamente deixa de ser competitiva.
 
ABC News – O ciclo de palestras traz Riaz Khadem, autor de Total Alignment, um especialista em atendimento, Alexandre Slivnik e o empresário Jorge Gerdau. O que norteou essa escolha?

Tom Coelho – O NJE tem por objetivo fundamental fomentar o empreendedorismo e desenvolver lideranças. Para tanto, promovemos cursos, seminários, palestras, visitas técnicas empresariais, encontros de negócios, entre outros eventos. Os temas e convidados são selecionados buscando atender a estes pressupostos. Importante salientar que além das ações realizadas em nossa sede, os núcleos regionais, atualmente constituídos em 32 diretorias do CIESP em todo o Estado de São Paulo, mantém iniciativas próprias.


Veículo: Revista ABC News


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br