Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Gestão de carreira para o profissional de farmácia

26/04/2012 - RH, Gestão de Pessoas e Liderança


GESTÃO DE CARREIRA PARA O PROFISSIONAL DE FARMÁCIA
Jornalista: Marcio Ribeiro


Universo Farmacêutico – Muitas pessoas acreditam que o profissional de farmácia trabalha apenas em drogarias. Quais são as outras áreas em que o profissional pode atuar?

Tom Coelho – Primeiro, em assistência farmacêutica, integrando o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), trabalhando em conjunto com médicos e enfermeiros do trabalho, padronizando a escolha de medicamentos e gerenciando sua aquisição, armazenamento, estoque, controle de qualidade, posologia, interações medicamentosas etc. Ênfase na qualidade de vida, desenvolvendo um trabalho de farmacovigilância. Atuação também em parceria com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com a finalidade de controle toxicológico e ações educativas.

Segundo, na área de produção, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Terceiro, na área comercial, assumindo o papel de vendedor técnico, atualmente bastante valorizado no mercado.

Quarto, em vigilância sanitária, voltado à fiscalização, implementação de políticas públicas e fazendo a interlocução com a Anvisa.

Além disso, vale lembrar a opção de atuação dentro do setor hospitalar, de análises clínicas, homeopatia, manipulação e na indústria alimentícia (bromatologia).

Universo Farmacêutico  Quais são os degraus que o profissional farmacêutico pode alcançar se houver  uma continuidade nos estudos?

Tom Coelho – É natural buscar um crescimento de acordo com a hierarquia da organização. Nas empresas, é possível galgar a ascensão profissional ocupando cargos de chefia, gerência e direção, seja na área de P&D, no laboratório, na produção ou mesmo na área comercial. Para tanto, é evidente que o profissional terá que investir em uma formação multidisciplinar, notadamente desenvolvendo-se na gestão de negócios e pessoas. Em hospitais, pode-se, por exemplo, pleitear a chefia da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) ou, com formação holística, chegar a dirigir o próprio estabelecimento.

Universo Farmacêutico  A ideia de trabalhar o Farmacêutico como gestor é recente no mercado. Como surgiu essa preocupação?

Tom Coelho – Esta é uma preocupação comum a todas as organizações, em todos os segmentos. O que temos vivenciado nos últimos anos é uma autêntica crise de liderança. Não são apenas empresas, mas nações estão sucumbindo em decorrência de lideranças frágeis, pouco resilientes e visionárias. Ao profissional, já não basta apenas seu conhecimento técnico. As competências desejadas e necessárias são, sobretudo, comportamentais (relativas aos padrões atitudinais), relacionais (envolvendo a interação com as demais pessoas) e valorativas (relacionadas ao conjunto de valores e ao caráter).

Universo Farmacêutico  Existem cursos específicos de gestão para quem atua na área da saúde?Há uma diferenciação nessa gestão?

Tom Coelho – Para lidar com o profissional de saúde, é essencial que o curso em questão enfatize a humanização. Gerenciar um canteiro de obras é diferente de cuidar da vida de pessoas, motivo pelo qual ensinar gestão para engenheiros e profissionais de saúde exige metodologias distintas.

Universo Farmacêutico  Atualmente, o mercado quer um farmacêutico com perfil de gestor, mas como é possível conciliar interesses tão diferentes quanto a saúde e  administração?

Tom Coelho – O dilema de conciliar vida pessoal e profissional é o maior desafio do mundo corporativo moderno. Pesquisa realizada em 2007, pela Fundação Dom Cabral, com mais de 1.000 executivos de 350 empresas, apontou a busca do equilíbrio entre vida profissional e familiar como a maior fonte de angústia dos profissionais, indicando ainda que 84% dos executivos estão infelizes no trabalho e 54% estão insatisfeitos com o tempo dedicado à vida pessoal.

Em 2009, pesquisa promovida por uma grande instituição financeira em nove centros mundiais identificou, entre os respondentes brasileiros, que metade deles elegem como maior desafio conciliar carreira e família. Por fim, ano passado, a GfK Internacional entrevistou mais de 30 mil pessoas em 29 países, também apontando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como a preocupação mais relevante.

Dentro deste contexto, o aspecto essencial é a conscientização de que nossa vida não se resume apenas ao trabalho e à família, mas sim às sete dimensões que denominei “Sete Vidas”. Trata-se da saúde física e mental (em especial, o sono reparador, a alimentação nutricionalmente balanceada e a prática de atividade física), da vida afetiva (que envolve pais, irmãos, amigos, filhos e relacionamentos pessoais), da vida profissional (vocação, propósito de vida e aprimoramento contínuo), da vida cultural (que inclui o lazer), da vida social (sociabilidade e responsabilidade socioambiental), da vida material (orçamento familiar equilibrado) e da vida espiritual (não me refiro à religiosidade, mas sim a uma conduta que torna você uma pessoa melhor).

Resumidamente, mais importante do que dicas práticas é o convite à reflexão e conscientização de que quando contemplamos estes sete pilares, buscando um equilíbrio dinâmico entre eles, ficamos mais protegidos contra crises de angústia, ansiedade e depressão.


Veículo: Universo Farmacêutico Bayer


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br