Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Gestão de crises na vida pessoal

15/08/2006 - RH, Gestão de Pessoas e Liderança


GESTÃO DE CRISES NA VIDA PESSOAL
Jornalista: Erica Andrade


Revista do Correio – As pessoas comuns, em média, desconsideram as ameaças que as cercam? Por que isso ocorre?

Tom Coelho – Temos por hábito acreditar que as adversidades jamais baterão à nossa porta. Podemos exceder a velocidade, que não sofreremos uma colisão. Podemos deixar de pagar o seguro, pois não ocorrerá um sinistro. Podemos negligenciar nossos pares, que os relacionamentos não serão afetados. Em verdade, este é um mecanismo de defesa e de autoengano. Aquilo que nos falta brilha com grande intensidade.

Revista do Correio – Em sua opinião, quais os principais riscos a que estamos expostos? Dá para atuar de forma preventiva no dia a dia? Ter um plano de contingência? 

Tom Coelho – O risco é uma palavra derivada do italiano antigo risicare e significa "ousar". Portanto, você expõe-se mais a riscos na medida em que ousa mais. Analogamente, viva uma vida medíocre e poucos serão os riscos – bem como suas glórias.

No mundo corporativo, não se pode viver de forma preventiva ou formatando planos de contingência. O que devemos fazer é traçar nossas metas, estratégias e táticas para alcançá-las, vislumbrando os diversos cenários, de modo a se preparar minimamente para enfrentar as adversidades. A gente faz o que dá medo primeiro; a coragem vem depois.

Revista do Correio – Quais os maiores danos causados por uma falta de planejamento em relação a ameaças?  

Tom Coelho – Enxergar tragédias onde há apenas um contratempo. Há grande distinção entre contratempo, revés e tragédia. A maioria das adversidades que nos ocorrem são contratempos, podendo ser facilmente absorvidos e superados. Como diria Herman Melville, são como facas que nos servem ou nos cortam confirme as pegamos pelo cabo ou pela lâmina. Um revés é algo mais sério e que pode ser corrigido. Já uma tragédia tem proporções mais abrangentes, irreversíveis e, muitas vezes, insuperáveis psicologicamente. Do estresse à frustração, desta para a angústia, e depois para a depressão, tudo é uma questão de perspectiva.

Revista do Correio – Qual a melhor reação no caso de enfrentamento de uma crise como, por exemplo, perder o emprego? 

Tom Coelho – Trabalho com um conceito que denomino "Sete Vidas", segundo o qual todos vivemos diariamente e simultaneamente sete vidas, representadas pela saúde, afetividade, carreira, vida cultural, social, material e espiritual. Quando temos um equilíbrio entre estas sete dimensões, tornamo-nos resilientes, ou seja, adquirimos uma capacidade de enfrentar os percalços da vida com maior flexibilidade.

Assim, a perda do emprego, decerto significativa em termos de carreira, passa a ser um contratempo quando temos saúde, uma família a nos apoiar, formação cultural sólida para sustentar a busca por uma recolocação. Todavia, quando há um desequilíbrio entre as sete vidas, o desemprego vira tragédia. Portanto, a melhor forma de se enfrentar uma perda de emprego, é buscando o equilíbrio entre nossas sete vidas.
 

Veículo: Revista do Correio - Correio Braziliense


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br