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Como inovar em seus negócios

24/03/2014 - Empreendedorismo e Inovação


COMO INOVAR EM SEUS NEGÓCIOS
Jornalista: Bianca Santos

Touchdown – O que é inovação para você?
 
Tom Coelho – A inovação é, ao lado da descoberta, uma forma de se aplicar a criatividade. E defino a criatividade simplesmente como uma técnica para resolver problemas. A descoberta ocorre quando se percebe algo já existente e se verbaliza esta constatação, seja através de uma definição, uma equação ou uma fórmula matemática. Já a inovação é o resultado da associação de dois ou mais fatores que podem ou não guardar aderência entre si, mas que geram um terceiro fator identificado como novo.
 
Touchdown – Quais são os passos básicos para inovar em seus negócios?
 
Tom Coelho – Primeiro, envolver a alta direção, pois a inovação deve ser um dos valores da organização. Então, cria-se uma cultura de inovação, que deve permear todos os departamentos. A seguir, deve-se promover a colaboração e a cocriação, pois é a partir da diversidade que as melhores soluções são encontradas. Em paralelo deve-se trabalhar a comunicação e valorizar as pessoas, incentivando-as continuamente. O último passo é desenvolver a paixão, não apenas pelo hábito de inovar, mas pela própria atividade profissional, o que somente é possível quando as pessoas identificam na organização um trabalho alinhado aos seus propósitos pessoais.
 
Touchdown – É possível inovar em processos de vendas? Se sim, como?
 
Tom Coelho – Tudo é passível de inovação. Em relação a vendas, o primeiro passo é inverter a equação, olhando a operação sob o ponto de vista do cliente e não do fornecedor. Isso significa praticar um atendimento consultivo, onde o foco não é a venda, mas a compra. Assim, identifique a necessidade, a demanda específica, o problema que aflige seu interlocutor para só então oferecer uma solução customizada, ainda que a mesma não esteja em seu portfólio e tenha que ser suprida fora de sua organização. Inicialmente, isso pode representar a perda de uma venda naquele momento, mas também a conquista de um cliente para um futuro próximo.
 
Touchdown – Quais dicas você daria para pessoas que buscam inovação?
 
Tom Coelho – O erro é inerente ao processo de inovação, mas deve ser avaliado com atenção, para não se tornar um processo cíclico e dispendioso.
Estimule a inovação em sua organização, porém avaliando as potencialidades distintas de cada pessoa, permitindo-as participar a partir de suas principais expertises. Uma grande ideia pode surgir da pessoa mais introspectiva do grupo, que deve ter este perfil comportamental respeitado, dando-lhe espaço para manifestação.


Veículo: Blog Touchdown


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