Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Você sabe procurar emprego?

03/04/2015 - RH, Gestão de Pessoas e Liderança


VOCÊ SABE PROCURAR EMPREGO?
Jornalista: Amanda Sandoval

Observação: Antes de ler a entrevista abaixo, sugerimos que acesse este LINK para fazer um autoteste desenvolvido pelo Portal UOL com base nas respostas sugeridas por Tom Coelho.


Portal UOL – Podemos dar dicas às pessoas que estão procurando emprego sobre qual a melhor forma de conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho? Quais são elas?

Tom Coelho – Inicialmente, dedique-se integralmente ao processo de recolocação. Se você está disponível no mercado de trabalho, faça da busca por um emprego sua principal ocupação até que obtenha êxito. Isso significa atualizar seu currículo, definir o perfil de cargo que deseja e as empresas que irá prospectar, preparar-se para a entrevista presencial, selecionar os meios de recolocação (anúncios, portais de emprego na internet, listas de empresas), tudo isso enquanto investe em atualização e na própria saúde. Lembre-se também de investir em networking, pois grande parte das posições são preenchidas por indicação.
 
Portal UOL – Por onde o profissional deve começar a procura? Por quê?

Tom Coelho – O primeiro passo é definir o tipo de trabalho desejado e, se possível, relacionar as empresas de interesse. Devido à grande dificuldade de mobilidade urbana nos tempos atuais, é essencial priorizar companhias que estejam geograficamente próximas ou que ao menos tenham facilidade de acesso. Afinal, não raro há profissionais que dispendem até quatro horas diárias em deslocamento ida e volta de casa para o trabalho.
 
Portal UOL – O que o profissional deve levar em consideração enquanto estiver procurando emprego? Por quê? Alguns profissionais se subestimam e acabam aceitando a primeira vaga que surge. Quais os riscos dessa atitude? Por quê?

Tom Coelho – Precisamos ser realistas. Às vezes, a necessidade de renda imediata exige que o profissional seja pouco seletivo, aproveitando a primeira oferta que surge. Porém, quando for possível aguardar por uma posição mais adequada, o profissional deve considerar o perfil da empresa, o ambiente de trabalho oferecido pela mesma e as possibilidades de ascensão no médio e longo prazo. Convém também não descartar oportunidades de trabalho que sejam temporárias, pois as mesmas podem ser o pontapé para uma colocação definitiva, em especial se o trabalhador se destacar no exercício de suas atribuições.
 
Portal UOL – Como a pessoa pode avaliar se a vaga é compatível com suas aptidões profissionais?

Tom Coelho – Primeiro, sabendo exatamente quais são suas aptidões. Para tanto, é necessário que o profissional invista em autoconhecimento, realizando testes diversos de autoavaliação (os chamados instrumentos de assessment), a fim de compreender a própria personalidade e identificar suas principais competências. Em paralelo, deve-se investigar o perfil da empresa e as demandas do cargo em questão.
 
Portal UOL – Por outro lado, quais são os principais erros cometidos por quem está procurando emprego? Por quê? Como driblar essas falhas?

Tom Coelho – Há uma série de equívocos, a começar pelo currículo. Este deve ser conciso, sem ultrapassar duas páginas. No objetivo profissional, deve-se relacionar a área de interesse e não o cargo (por exemplo, Vendas, e não Gerente de Vendas). Faça constar sua idade e relacione a experiência profissional, destacando os resultados alcançados, procurando sempre que possível quantificá-los. Se houver trabalhado ou estudado no exterior, destaque esta informação logo no início, assim como a eventual fluência em língua estrangeira. Foto deve ser anexada apenas quando solicitado. O currículo deve ser distribuído com critério, exceto se o emprego desejado for de baixa qualificação.
 
Portal UOL – Como lidar com a ansiedade e a insegurança e esperar pela vaga certa?

Tom Coelho – A ansiedade precisa ser controlada, seja na divulgação do CV, seja evitando cobrar resposta do entrevistador. A melhor maneira de fazer isto é investindo permanentemente na capacitação pessoal, trabalhando continuamente na prospecção de novas empresas e oportunidades, além de cuidar das Sete Vidas, conceito que fundamentei em 2003 para enfatizar a importância de promover um equilíbrio dinâmico em sete grandes dimensões: saúde, família, carreira, cultura, sociabilidade, finanças e espiritualidade.
 
Portal UOL – Existem outras falhas que profissionais que se subestimam cometem na hora de procurar emprego? Quais são elas? Como driblá-las?

Tom Coelho – Além das questões acima relacionadas com relação ao currículo, os outros dois principais erros são o desconhecimento acerca da empresa e a falta de preparo para a entrevista. Assim, a recomendação é pesquisar tudo sobre a contratante. Procure saber como é o mercado em que atua, quais os principais concorrentes, quais os produtos e/ou serviços comercializados. Isso já será um diferencial em relação a outros candidatos. Com relação à entrevista, prepare-se para a mesma, trajando-se adequadamente, respondendo a todas as questões formuladas pelo entrevistador, tendo atenção com a postura e linguagem. Durante o diálogo, evite clichês como “visto a camisa da empresa”, “meu maior defeito é o perfeccionismo”, entre outros.
 
Portal UOL – Por outro lado, alguns profissionais se supervalorizam e acabam se inscrevendo para vagas que exigem mais do que podem oferecer ou até mesmo mentem em seus currículos para conseguir participar da seleção. Quais os riscos dessa atitude?

Tom Coelho – Ética e integridade são valores essenciais. Forjar as informações no currículo, pode até abrir portas para uma entrevista, mas a mentira se revelará, pois máscaras caem, cedo ou tarde. Aliás, aproveitando o tema, vale salientar que também não se deve mentir sobre os motivos que tenham levado à demissão em um emprego anterior.
 
Portal UOL – Existem outras falhas comuns que profissionais que se supervalorizam cometem na hora de procurar emprego? Quais são elas? Como driblá-las?

Tom Coelho – Outro aspecto fundamental é a atenção com as redes sociais. Praticamente todos os empregadores consultam os perfis dos candidatos nas diversas mídias para avaliar seu comportamento social. Posso até usar um exemplo pessoal. Certa vez desejava contratar um assessor de imprensa para um trabalho à distância, ou seja, o profissional atuaria em sistema home office, sem controle de horário, de modo que a confiança era pré-requisito básico. Recebi um currículo que atendia à demanda, porém a primeira investigação que fiz em uma única rede social apontou que o candidato passava horas ao dia jogando o game FarmVille. Descartei imediatamente o candidato em questão.
 
Portal UOL – Existem ainda profissionais que são acomodados e não almejam subir de cargo ou até mesmo procurar melhores condições de trabalho. Isso é um problema? Por quê? Qual o risco de se manter estagnado na carreira?

Tom Coelho – Conforme seu relato, é uma opção pessoal. O risco é levar uma vida medíocre.
 
Portal UOL – O comodismo pode esconder questões mais sérias, como insegurança? Por quê?

Tom Coelho – O comodismo pode decorrer da falta de perspectiva na vida, o que estreita horizontes e sucumbe as ambições. A saída é identificar um propósito, redigindo o que denomino de “Constituição Pessoal”, contendo missão (o legado que se pretende deixar), visão (lastreada nos sonhos de realização pessoal) e valores (princípios).
 
 

Veículo: Portal UOL


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br