Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Criatividade na educação

12/07/2010 - Educação


CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Jornalista: Conrado Mazzoni


Brasil Econômico – Para alguns especialistas, a escola do ensino fundamental e médio “mata” a criatividade dos alunos. O que pensa a respeito?
 
Tom Coelho – Digamos que se a escola não “mata” a criatividade, no mínimo a “asfixia”. E o motivo, objetivamente falando, reside na estrutura curricular e no conteúdo programático das disciplinas. Continuamos privilegiando o conhecimento a partir da memorização em lugar do raciocínio lógico. Assim, num mundo que produz informação em escala exponencial, a quantidade de “matéria” a ser aprendida pelos estudantes é gradualmente mais extensa, criando uma rotina que envolve ler, memorizar e reproduzir, sem estimular a associação e geração de novas ideias.
 
Adicione a isso a divisão do ensino em disciplinas independentes, sem interligação, o que também desestimula a criatividade. Recordo-me quando no primeiro ano do curso de graduação em publicidade meu grupo de trabalho decidiu ousar e montar uma apresentação teatral convidando professores das mais diversas disciplinas, de língua portuguesa a semiótica, passando por criação e marketing, para sermos avaliados. Com isso, eliminamos a necessidade das famigeradas “provas” individuais por disciplina e recebemos um ótimo conceito, não apenas pelo conteúdo, mas pelo ineditismo da proposta.
 
Brasil Econômico – Estimular o debate em sala de aula, conforme já tem sido feito com o uso das novas mídias (redes sociais) em algumas instituições (tanto brasileiras de ensino superior e até mesmo a básica no Reino Unido) é uma alternativa? Por quê? Elencaria alguma outra?
 
Tom Coelho – O debate em sala de aula é um dos melhores caminhos para desenvolver este espírito crítico e alterar a metodologia convencional de aulas expositivas a partir de um monólogo do professor. Durante os debates, não apenas ideias e opiniões são compartilhadas, mas sobretudo integração e interatividade. É dentro deste contexto que formamos novos oradores, trazemos à participação alunos com perfil mais introvertido, descobrimos talentos e desenvolvemos líderes.
 
Todavia, gostaria de frisar um aspecto que julgo relevante. Os chamados “estudos de caso” têm sido um expediente bastante utilizado nas instituições de ensino. Porém, na maioria das vezes são “cases” de empresas de grande porte e sediadas no exterior, o que reproduz um ambiente incompatível com a maioria das organizações empresariais brasileiras, dado que 98,5% das nossas companhias são de pequeno porte. É importante adequar o discurso à realidade e cultura de nosso país.
 
Brasil Econômico – Tais pontos deveriam ser incluídos caso fosse efetivada uma proposta do governo de elaborar um currículo nacional unificado especificando claramente o que é esperado da criança em cada ano escolar?
 
Tom Coelho – Certamente, mas esta história de currículo nacional unificado é um capítulo à parte. É fato que devemos estabelecer um padrão mínimo de aprendizado e capacidade de articulação nos diferentes anos escolares, mas para um país com dimensões continentais como o Brasil falar em currículo unificado já é um equívoco. Afinal, a realidade do estudante no sul do Brasil, cuja família cultiva trigo, é bastante diferente da criança localizada  no agreste. Mais uma vez, a cultura local deve ser respeitada, ainda que tenhamos um currículo básico que deva permear a educação nas diversas faixas etárias.

(Esta foi a entrevista concedida na íntegra. Para ler a matéria publicada, clique AQUI.)

Veículo: Jornal Brasil Econômico


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br